quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Prova Comentada Fisioterapeuta concurso do Governo do Estado da Paraíba/ FUNDAC 2008

A fisioterapia respiratória pode ser utilizada em pacientes críticos ou não, com o objetivo de prevenir e(ou) tratar complicações respiratórias.
Assinale a opção correta quanto aos procedimentos utilizados nessa modalidade terapêutica.
A) A hiperoxigenação deve ser utilizada previamente ao procedimento de aspiração endotraqueal para minimizar a hipoxemia induzida pela aspiração traqueal.
B) Entre os sistemas de aspiração aberto e fechado, o sistema aberto determina menor risco de hipoxemia, de arritmias e de contaminação e deve ser o preferido.
C) Uma vantagem da liberação do paciente do ventilador mecânico é o treinamento dos músculos respiratórios por meio da redução da sensibilidade de disparo dos ventiladores.
D) Os umidificadores aquecidos e os trocadores de umidade não determinam bons resultados clínicos para umidificação dos gases durante a ventilação invasiva
COMENTÁRIO..Em relação à alternativa "A", os métodos mais comumente utilizados na prevenção da hipoxemia, durante a aspiração endotraqueal de pacientes críticos e em ventilação artificial, são: hiperoxigenação, hiperinflação, hiperoxigenação com hiperinflação e o sistema fechado de aspiração endotraqueal.Para quem quiser saber mais, encontrei um artigo de revisão enfermagem cuja leitura ajudará bastante a quem tiver dúvidas sobre o tema. PREVENÇÃO DA HIPOXEMIA DURANTE A ASPIRAÇÃO ENDOTRAQUEALNa alternativa B, o candidato que tivesse a mínima idéia do que é um sistema aberto e fechado conseguiria facilmente identificá-la como falsa. Pois o sistema fechado de aspiração foi elaborado especialmente para minimizar contaminação e hipoxemia. Mas aqui cabe uma informação interessante: Alguns trabalhos recentes sobre o tema identificaram que, na prática, este sistema não é todas essas coisas que os livros afirmam ser: Em uma revisão sistemática publicada em 2008, os autores concluem que o sistema fechado parece aumentar o risco de colonizacao, mas traz as vantagens de nao diminuir os volumes pulmonares e nao acarretar queda de saturacao especialmente em pacientes com insuficiencia respiratoria grave e em uso de niveis altos de PEEP. Opinião corroborada por um outro trabalho de revisão de 2009 disponível no site http://www.scielo.br/pdf/rbti/v21n1/v21n1a12.pdf. Esta observação não torna a alternativa verdadeira, pois o sistema fechado determina realmente uma menor queda na saturação e consequentemente menor risco de arritmia para o paciente. Alternativa "B": FALSA.Em relação a alternativa "C", se você libera o paciente da ventilação mecânica (eu entendo isso como desmame), Não é necessário e nem possível influenciar a musculatura respiratória por meio de mudanças da sensibilidade. Porém, ao estudar o assunto desta alternativa, encontrei um artigo de revisão no Jornal Brasileiro de Pneumologia que investigou o único artigo publicado sobre o fortalecimento utilizando a sensibilidade do ventilador e concluiu que: "O treinamento dos músculos respiratórios por meio da redução da sensibilidade de disparo dos ventiladores não é fisiológico e parece não representar vantagem na liberação do paciente do ventilador, não sendo recomendada por este Consenso", com um grau de recomendação: B.Acho que a alternativa "D" não merece sequer comentários.GABARITO: Alternativa A-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
32) Entre as técnicas de crioterapia utilizadas para o tratamento de entorse de tornozelo de Grau I, após o décimo dia da lesão, a mais indicada é a de
A) bolsa de gelo com degravitação, compressão, repouso e estabilização
.B) criocinética.
C) spray frio.
D) bolsa química.
Quando li esta questão, me pareceu moleza encontrar a resposta, afinal aprendemos na faculdade que as entorses de tornozelo são classificadas da seguinte maneira:Grau I - ligamento preservado, processo álgico ligamentar e edema local.Grau II - frouxidão ligamentar, dor intensa, edema difuso + hematoma.Grau III - ruptura ligamentar parcial ou total, provável fratura por avulsão, dor intensa, instabilidade, edema difuso e hematoma.E que o tratamento seria:Grau I - Crioterapia + compressão + elevação + fortalecimento muscular + propriocepção.Grau II - imobilização de 3 a 4 semanas. Após 20 dias faz-se: crioterapia + fortalecimento muscular + propriocepção.Grau III - cirúrgico.Fonte: http://br.geocities.com/fisioterapiabsb/artigos/e009.html
Confesso que nunca tinha ouvido falar em criocinética, se eu estivesse fazendo a prova, com certeza ee marcaria a alternativa "A". Porém, ao pesquisar sobre o assunto realmente fiquei em dúvidsa quanto ao gabarito correto pois na minha opinião as alternativas "A" e "B" estariam corretas. Neste pono, aparentemente não há consenso quanto a qual técnica de crioterapia é mais indicada na fase crônica de entorse de tornozelo. O Gabarito oficial é alternativa "A". Mas de qualquer modo, deixo a seguir os links para quem quiser saber mais sobre o assunto.http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/crioterapia2.htmhttp://www.findyourself.com.br/site_antigo/boletins/fisioterapia/032crioterp.htmlhttp://www.efdeportes.com/efd81/criot.htmhttp://fisio100.blogs.sapo.pt/4269.htmlhttp://fisioterapeutasplugadas.zip.net/arch2008-02-03_2008-02-09.html
GABARITO: Alternativa "A"
Um leitor do blog chamado Vitor deixou um comentário que vale a pena ser lido sobre a questão acima:
Gostaria de comentar a questao 32 (sobre a crioterapia). Ao meu ver, a resposta correta seria a B. O motivo pelo qual penso isso e que analisando o fato de que ja se foram 10 dias, a fase aguda da inflamacao ja cedeu. Por tanto, seria inutil combater um edema (compressao e elevacao) que provavelmente jah nao esta mais em evolucao. Acho que a criocinetica seria muito mais indicada, ja que na fases de reparo e remodelamento seria interessante o movimento (pela questao nutritiva) e a tensao causada pelo mesmo nas fibras colagenas (no sentindo de realinhamento). A criocinetica, ao meu ver, seria a mais indicada, por promover o movimento precoce livre de dor. Vi que vocë disse que nao havia ouvido falar muito de criocinetica. Gostaria de indicar o livro CRIOTERAPIA, do Knight! Vale a pena ler. Espero ter colaborado mais um pouquinho com esse trabalho legal que voce faz por aqui.PS - desculpe a falta de pontuacao e acentuacao... meu windows ta maluco.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------33) Um paciente que apresente sinal positivo para o teste especial de Ely deve ser tratado com exercício terapêutico visando ao alongamento do(s)A) músculo retofemoral.B) adutores de quadril.C) músculo tensor da fáscia lata.D) músculos isquiotibiais.
Essa pergunta avalia se o candidato conhece o teste ortopédico de Ely. Infelizmente não tem jeito. Se o sujeito pretende passar em um concurso público, uma das etapas é decorar o maior número possível de nomes exóticos de testes ortopédicos. Eu particularmente considero isso uma tremenda crueldade com o candidato, mas . . . fazer o quê? Voltando ao assunto: O teste de Ely avalia se o reto femoral está encurtado. O paciente deita-se em prono e o examinador flexiona passivamente o joelho do paciente. Se durante a flexão ocorrer flexão de quadil na mesma perna, isso indca que o reto femoral está encurtado, como na foto abaixo:

Portanto, se o teste de Ely é posito, significa que o reto femoral está encurtado e que precisa ser alongado.
GABARITO: Alternativa "A"
------------------------------------------------------------------------------
34) Acerca dos procedimentos de fisioterapia utilizados durante a ventilação mecânica, assinale a opção correta.A) A expansão e a reexpansão pulmonar diminuem a pressão alveolar, promovendo a expansão de unidades alveolares colabadas.B) A terapia com PEEP promove a expansão alveolar ao final da inspiração.C) A percussão e a vibração transmitem, através da parede torácica, uma onda de energia à broncodilatação.
D) A hiperinsuflação, em que se desconecta o paciente do ventilador, seguida de insuflação pulmonar com ressuscitador manual, ocorre com aplicação de volume de ar maior que o correntemente utilizado.

Em relação à alternativa "A": Para a expansão pulmonar é necessário que ocorra aumento da pressão alveolar (igualzinho uma bexiga de aniversário) se você diminuir a pressão, conforme o enunciado, você estará diminuindo também o volume alveolar e causando um colabamento deste alvéolo. Portanto a alternativa "A" é Falsa.
Quanto ao enunciado da alternativa "B", a sigla PEEP significa Pressão Positiva Expiratória Final (Positive End Expiratory Pressure). Portanto a alternativa "B" também é falsa pois indica que a pressão é inspiratória.A alternativa "C" também é falsa, pois as ondas de energia produzidas pela percussão e vibração torácica tem como objetivo a mobilização e a modificação das características reológicas das secreções. Sendo que, em alguns casos, podem até causar broncoespasmo. POrtanto a alternativa "C" também é falsa.
OK galera, agora ficou fácil né? alternativa "D" é verdadeira por simples exclusão. É um enunciado até óbvio, pois se você deseja hiper-insuflar, então você precisa insuflar mais do que o normal. Sendo que o normal é o Volume Corrente.GABARITO: Alternativa "D"
-------------------------------------------------------------------------------------------------
35) Um paciente com diagnóstico médico de neurotmese apresentou, no exame de estesiometria, perda da sua esteriognosia e da sua iliognosia na área do dermátomo do nervo ulnar. Considerando o caso clínico acima, assinale a opção correspondente aos estímulos sensoriais que devem ser recuperados no tratamento fisioterapêutico.A) temperatura e forma de objetosB) discriminação de dois pontos e texturaC) forma de objetos e texturaD) discriminação de dois pontos e temperatura
Entendeu alguma coisa? sabe o que é esteriognosia? iliognosia? nem eu. Vamos conferir cada um desses nomes estranhos:
Neurotmese: As lesões traumáticas dos nervos periféricos foram classificadas por Seddon em neuropraxia, axonotmese e neurotmese. A neurotmese é transsecção total do nervo. Para quem quiser estudar os outros termos tem um bom resumo no site: http://www.emglab.com.br/html/trauma_de_nervos.html e também no fisioweb
Estesiometria: A estesiometria é um teste de sensibilidade tátil. Geralmente se utiliza os monofilamentos de Semmes-Weinstein. O teste é baseado no princípio de que a força necessária para curvar um determinado fio é a mesma em todas as tentativas, o que permite uma boa reprodutibilidade do método. Fontes: O diabetes melito e a desnervação dos membros inferiores: a visão do diabetólogo e A IMPORTÂNCIA DO USO DOS MONOFILAMENTOS DE SEMMES-WEINSTEIN NO EXAME DE SENSIBILIDADE DO PACIENTE PORTADOR DE HANSENÍASE
Esteriognosia: Gnosia é o reconhecimento de objetos através dos órgãos dos sentidos. O exame da gnosia é realizado através da visão, da audição, do olfato e do tato. A gnosia tátil (estereognosia) é avaliada com os dedos do paciente fechados. Estereognosia é capacidade de reconhecer um objeto com a mão sem o auxílio da visão. Fonte: Portal da Fisioterapia
Iliognosia: Essa eu fico devendo pois não encontrei o significado desta disfunção.
Muito bem, fico devendo uma explicação racional para esta pergunta. Pelo enunciado dá pra saber que o paciente tem um comprometimento da transmissão das informações táteis, mas as alternativas são muito parecidas. Se excluirmos as alternativas relaciondas à estímulação térmica, eliminamos metade das alternativas, sobrando 50% de chance de acerto pelo "chute".
O Gabarito oficial indica a alternativa "C" como verdadeira, De onde se conclui que iliognosia é a perda do reconhecimento de texturas.
-----------------------------------------------------------------------------------------
36) Na utilização da terapia por ondas curtas, é importante o fisioterapeuta reconhecer as implicações biofísicas no corpo humano, para que a terapia possa alcançar seus resultados deforma segura e eficaz. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.A) O aquecimento produzido pela diatermia de ondas curtas independe das propriedades elétricas do tecido dentro do campo eletromagnético.B) A diatermia por ondas curtas não é capaz de aquecer tecidos mais profundos tanto quanto os agentes que aquecem os tecidos por condução.C) Na aplicação da diatermia por ondas curtas do tipo contraplanar, ambos os eletrodos são aplicados no mesmo lado do membro.D) As alterações que ocorrem no fluxo sanguíneo, em resposta ao tratamento pela diatermia por ondas curtas, são proporcionais à potência média fornecida aos tecidos do paciente.
Na alternativa "A" é afirmado que o aquecimento por Ondas Curtas independe das propriedades elétricas dos tecidos. Entenda-se por propriedades elétricas a condutividade elétrica (que rege o fluxo da corrente elétrica) e a permissividade (que rege a amplitude dos efeitos de polarização). A condutividade elétrica e a permissividade variam com o tipo do tecido do corpo e também dependem da freqüência do campo aplicado. Fonte: http://www.nuclear.radiologia.nom.br/diversos/diretrad.pdf Sabemos que a distribuição das temperaturas teciduais durante o uso de Ondas Curtas depende das propriedades dos tecidos, como calor específico, sendo que a distribuição da temperatura é também modificada pela condutividade térmica dos tecidos. Assim, a alternativa "A" é falsa.
A Alternativa "B" inverte as propriedades das Ondas Curtas (aquecimento de tecidos profundos) com o de aquecimento por condução (calor superficial). Para saber mais sobre calor superficial acesse o link:
http://movimento.incubadora.fapesp.br/portal/referencias/Fukuda/eletrotermofototerapia/10.%20Termoterapia.pdf
A Alternativa "C" pode ser excluída por simples dedução. Se é contraplanar, deduz-se que seja contra planos, ou seja: em dois planos contrários. Assim não poderiam ser do mesmo lado do membro.
A alternativa "D", indica que quanto maior a potência maior a alteração no fluxo sanguíneo. Esta alternativa está de acordo com os efeitos fisiológicos da diatermia por Ondas Curtas.
Quem quiser saber mais sobre ondas curtaas acesse o link : http://movimento.incubadora.fapesp.br/portal/referencias/Fukuda/eletrotermofototerapia/12.%20Ondas%20curtas.pdf
GABARITO: Alternativa "D"
-----------------------------------------------------------------------------------
37) Considerando que a LER/DORT é resultante de uma relação social patológica, além de uma forma determinada de organização do trabalho e da utilização do corpo, assinale a opção correta acerca de fatores causais dessa afecção.A) Atitude negativa em relação à vida é fator causal fisiológico da LER/DORT.B) Atividades domésticas que exigem o uso de membros superiores são fatores causais biomecânicos.C) Pausas curtas, ou inexistentes, entre os ciclos de trabalho são fatores causais de organização do trabalho.D) O estilo de vida é fator causal psicológico dessa afecção
Vamos lá: Uma atitude negativa em relação à vida pode até ser um fator associado à LER/DORT, mas definitivamente não é reconhecido como fator causal. Alternativa "A" Falsa.
Em relação à "B", se o enunciado falasse em atividades domésticas que exigem o uso de membros superiores acima da linha do ombro, poderia ser verdadeira, mas a amior parte das atividades domésticas (assim como as laborais e recreativas) envolvem o uso de MMSS. Considero a alternativa "B" também como falsa
Se você trabalha ininterruptamente seja digitando, como empacotador, caixa de supermercado, taxista, ou mesmo fisioterapeuta, você estará sujeito à um stress biomecânico considerável, e a culpa é do processo de organização do trabalho, pois pequenas pausas durante a jornada de trabalho são necessárias. Portanto a Alternativa "C" é verdadeira.
A alternativa "D" não faz muito sentido, pois como eu disse na alternativa "A", o estilo de vida pode até ser umfator associado, mas creio que não um fator causal.
GABARITO: Alternativa "C"
-------------------------------------------------------------------------------------
38) Uma criança com diagnóstico de atraso no desenvolvimento motor, estando em decúbito ventral e segurada pelo tronco, ao ser levada em direção ao solo, de cabeça para baixo, não apresenta a resposta de extensão dos braços e das mãos em direção ao solo. Nesse caso, essa criança terá a classificação de ausência do reflexo deA) Landau.B) pára-quedista.C) Moro.D) retificação.
Para responder esta questão vamos rever as alternativas:
Reação de Landau: Quando se levanta uma criança de bruços da mesa, apoiada apenas com a mão do examinador sob o tórax, a criança primeiro erguerá a cabeça, de maneira que a face esteja numa posição vertical, após esta elevação da cabeça ocorre uma extensão tônica da coluna e membros inferiores, que pode ser tão forte que todo o corpo da criança torna-se curvado para trás.
Reação de paraquedas: Também conhecida como Reação de Extensão Protetora. Esta reação consiste em duas fases. Na primeira fase ocorre a extensão do braço, punho e dedos, para atingir o solo ou, outro apoio. Na segunda fase a criança coloca o peso sobre o braço e a mão levada para o apoio.
Reflexo de Moro: Testa-se deslocando-se o centro de gravidade da criança, ou dando um estímulo visual ou sonoro. Como resposta vai haver uma abdução e extensão dos membros. Em seguida ocorre a adução e flexão dos membros.
Quanto a reação de retificação, existe a reação óptica, labiríntica e cervical de retificação. Para inmaiores detalhes sobre os reflexos e reações consulte o site http://www.geocities.com/bia_franco/reflexos.html
Pela descrição, dá pra perceber que a alternativa "B" é a que se encaixa melhor na descrição.
GABARITO: Alternativa "B"
-------------------------------------------------------------------------
39) Um paciente idoso, atendido em seu domicílio, onde não é possível dispor de exames computadorizados específicos, necessitando ter seu equilíbrio examinado para posterior prescrição terapêutica de treinamento funcional, deve ser avaliado pelo teste deA) Romberg.B) Oxford.C) caminhada de 6 minutos.D) Kat’z.
Em relação à alternativa "A", O teste de Romberg é realizado com o paciente em pé, com os pés juntos e os olhos fechados. Se o paciente cair, pode indicar uma disfunção cerebelar. Se cair sempre para o mesmo lado, pode indicar uma disfunção vestibular. Portanto é um teste que avalia o equilíbrio.
O teste de Oxford é aquele de força muscular graduado de 0 a 5, portasnto alternativa "B" é falsa.
O teste de caminhada de 6 minutos também não é um teste de equilíbrio
A alternativa D relaciona-se ao índice de Katz, o qual serve para avaliar a capacidade funcional do indivíduo idoso. Trata-se de uma lista de seis itens hierarquicamente relacionados e refletem os padrões de desenvolvimento infantil, ou seja, que a perda da função no idoso começa pelas atividades mais complexas, como vestir-se, banhar-se, até chegar as de auto regulação como alimentar-se e as de eliminação ou excreção.GABARITO: Alternativa "A"
-------------------------------------------------------------------------------------
40) Segundo a escala de graduação manual da força de contração muscular do assoalho pélvico, sugerida pela Sociedade Internacional de Continência, a força muscular classificada em grau 3 significa uma função perinealA) ausente, reconhecida somente à palpação.B) débil, reconhecida à palpação.C) totalmente ausente.D) objetiva e resistência opositora, que não é mantida à palpação
Tudo bem, eu confesso, não sei absolutamente nada de avaliação ginecológica. Mas não me envergonho disso, pois graças a Deus existe a internet. A avaliação funcional do assoalho pélvico proporciona a noção da capacidade de contração do assoalho pélvico, bem como a manutenção dessa contração na vigência de exercício físico. Tem importância clínica no tratamento conservador da incontinência urinária, por facilitar o manejo terapêutico. Entre as técnicas de avaliação do assoalho pélvico, aquela descrita por Ortiz mostra-se simples e de fácil execução durante o exame ginecológico: ao exame vaginal, solicita-se à paciente que contraia e mantenha a contração dos músculos perineais ao redor do dedo do examinador. Assim, gradua-se a capacidade de contração dessa musculatura, avaliando-se de modo mais objetivo a função muscular do assoalho pélvico:
grau 0: sem função perineal objetiva, nem mesmo à palpação;
grau 1: função perineal objetiva ausente, reconhecida somente à palpação;
grau 2: função perineal objetiva débil, reconhecida à palpação;
grau 3: função perineal objetiva e resistência opositora, não mantida à palpação;
grau 4: função perineal objetiva e resistência opositora mantida à palpação por mais de 5 segundos.
Portanto
GABARITO: Alternativa "D"

sábado, 24 de outubro de 2009

Dor na Partida



É tão triste quando quem amamos se vai...

Vai embora sem dar um simples adeus...

Um abraço de despedida...

Um último sorriso...


Vai embora sem que tenha ouvido

O quando era importante...

Como sua presença fará falta...


É importante dizer a quem se ama

O quanto se ama...

Sem medo de rejeição

Ou vergonha....


Declarar o amor e admiração por quem se ama

É importante...

Para que na hora da partida...

A dor seja menor....

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Felicidade Realista



"A princípio, bastaria ter saúde, dinheiro e amor, o que já é um pacote louvável, mas nossos desejos são ainda mais complexos.

Não basta que a gente esteja sem febre: queremos, além de saúde, ser magérrimos, sarados, irresistíveis.

Dinheiro? Não basta termos para pagar o aluguel, a comida e o cinema: queremos a piscina olímpica e uma temporada num spa cinco estrelas.

E quanto ao amor? Ah, o amor... não basta termos alguém com quem podemos conversar, dividir uma pizza e fazer sexo de vez em quando. Isso é pensar pequeno: queremos AMOR, todinho maiúsculo.

Queremos estar visceralmente apaixonados, queremos ser surpreendidos por declarações e presentes inesperados, queremos jantar à luz de velas de segunda a domingo, queremos sexo selvagem e diário, queremos ser felizes assim e não de outro jeito.

É o que dá ver tanta televisão. Simplesmente esquecemos de tentar ser felizes de uma forma mais realista. Ter um parceiro constante, pode ou não, ser sinônimo de felicidade.

Você pode ser feliz solteiro, feliz com uns romances ocasionais, feliz com um parceiro, feliz sem nenhum.

Não existe amor minúsculo, principalmente quando se trata de amor-próprio.

Dinheiro é uma benção. Quem tem, precisa aproveitá-lo, gastá-lo, usufruí-lo. Não perder tempo juntando, juntando, juntando. Apenas o suficiente para se sentir seguro, mas não aprisionado.

E se a gente tem pouco, é com este pouco que vai tentar segurar a onda, buscando coisas que saiam de graça, como um pouco de humor, um pouco de fé e um pouco de criatividade.

Ser feliz de uma forma realista é fazer o possível e aceitar o improvável. Fazer exercícios sem almejar passarelas, trabalhar sem almejar o estrelato, amar sem almejar o eterno.

Olhe para o relógio: hora de acordar. É importante pensar-se ao extremo, buscar lá dentro o que nos mobiliza, instiga e conduz mas sem exigir-se desumanamente.

A vida não é um jogo onde só quem testa seus limites é que leva o prêmio. Não sejamos vítimas ingênuas desta tal competitividade. Se a meta está alta demais, reduza-a. Se você não está de acordo com as regras, demita-se.

Invente seu próprio jogo. Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade.

Ela transmite paz e não sentimentos fortes, que nos atormenta e provoca inquietude no nosso coração. Isso pode ser alegria, paixão, entusiasmo, mas não felicidade."
Mário Quintana

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A ViDa


A vida me ensinou...
A dizer adeus às pessoas que amo,
Sem tira-las do meu coração;

Sorrir às pessoas que não gostam de mim,
Para mostra-las que sou diferente do que elas pensam;

Fazer de conta que tudo está bem quando isso não é verdade,
Para que eu possa acreditar que tudo vai mudar;

Calar-me para ouvir;

Aprender com meus erros .

Afinal eu posso ser sempre melhor.
A lutar contra as injustiças;


Sorrir quando o que mais desejo é gritar todas as minhas dores para o mundo,
A ser forte quando os que amo estão com problemas;
Ser carinhosa com todos que precisam do meu carinho;
Ouvir a todos que só precisam desabafar;
Amar aos que me machucam ou querem fazer de mim depósito de suas frustrações e desafetos;


Perdoar incondicionalmente,
Pois já precisei desse perdão;
Amar incondicionalmente,
Pois também preciso desse amor;
A alegrar a quem precisa;

A pedir perdão;
A sonhar acordada;
A acordar para a realidade (sempre que fosse necessário);
A aproveitar cada instante de felicidade;
A chorar de saudade sem vergonha de demonstrar;(Já fiz d+ esse ano)

Me ensinou a ter olhos para "ver e ouvir estrelas", embora nem sempre consiga entendê-las;
A ver o encanto do pôr-do-sol;
A sentir a dor do adeus e do que se acaba, sempre lutando para preservar tudo o que é importante para a felicidade do meu ser;

A abrir minhas janelas para o amor;
A não temer o futuro;

Me ensinou e esta me ensinando a aproveitar o presente,
como um presente que da vida recebi,
usá-lo como um diamante olher.

domingo, 18 de outubro de 2009

GENTILEZA


Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
A palavra no muro
Ficou coberta de tinta
Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
Só ficou no muro
Tristeza e tinta fresca
Nós que passamos apressados
Pelas ruas da cidade
Merecemos ler as letras
E as palavras de Gentileza
Por isso eu pergunto
À você no mundo
Se é mais inteligente
O livro ou a sabedoria
O mundo é uma escola
A vida é o circo
Amor palavra que liberta
Já dizia o Profeta

sábado, 17 de outubro de 2009

Solidão












“Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo…

Isto é carência!

Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar…

Isto é saudade!

Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe, às vezes, para realinhar os pensamentos…


Isto é equilíbrio!


Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente…



Isto é um princípio da natureza!!





Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado…


Isto é circunstância!



Solidão é muito mais do que isto…


Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão
Pela nossa alma”.
Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar,passear ou fazer sexo…

Isto é carência!

Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar…
Isto é saudade!

Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe, às vezes, para realinhar os pensamentos…

Isto é equilíbrio!

Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente…

Isto é um princípio da natureza!

Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado…

Isto é circunstância!

Solidão é muito mais do que isto…

Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão

Pela nossa alma”.

Só tu




Dos lábios que me beijaram,
Dos braços que me abraçaram
Já não me lembro, nem sei...
São tantas as que me amaram!
São tantas as que eu amei!

Mas tu - que rude contraste!
Tu, que jamais me beijaste,
Tu, que jamais abracei,
Só tu, nestalma, ficaste,
De todas as que eu amei.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Prova do Hospital Sarah

1- Em relação aos pares cranianos, assinale a alternativa incorreta.
A) A incapacidade de mover o olho lateralmente, com preservação dos outros movimentos oculares, sugere lesão do nervo abducente.
B) Os pares cranianos, a seguir relacionados, contém fibras destinadas à inervação da língua : o trigêmeo, o facial, o glossofaríngeo e o hipoglosso
C) A lesão do nervo oculomotor pode resultar em ptose palpebral, miose e estrabismo convergente
D) O nervo trigêmeo, V par craniano, é um nervo com fibras sensitivas motoras.
Em relação à alternativa A, o nervo abducente (VI par) inerva o músculo reto lateral, o qual gira o globo ocular externamente. No caso de lesão do nervo abducente, o reto lateral afetado não se opõe ao reto medial normal e o olho gira para dentro, restando um estrabismo convergente. Portanto, a alternativa A está correta.
A questão B está correta. Para quem duvida, a inervação da língua é a seguinte:
Nervo trigêmeo: responsável pela sensibilidade geral (temperatura, dor, pressão e tato) nos 2/3 anteriores.
Nervo facial: é responsável pela sensibilidade gustativa nos 2/3 anteriores.
Nervo glossofaríngeo: é responsável pela sensibilidade geral e gustativa no 1/3 posterior.
Nervo hipoglosso: é responsável pela motricidade.
A questão C é incorreta, pois lesões do óculo-motor (III par), determinam: ptose palpebral (o III par inerva do m. elevador da pálpebra), desvio lateral devido paralisia do reto medial, e midríase ( e não miose) pois o músculo esfinter da pupila é também inervado pelo óculo-motor. Aqui vale um lembrete: miose e midríase => miose é um nome pequeno, então está relacionado à contração da pupila (o olho encolhe) enquanto midríase é um nome comprido, relacionado à dilatação da pupila.
Quanto à questão D, o trigêmeo (V par) é um nervo misto, embora muita gente só lembre do componente sensitivo por causa da famosa nevralgia do trigêmeo, este par craniano também é responsável plea inervação motora dos músculos masticatórios. Portanto também está correta.
GABARITO: Alterantiva C

2- Associe as colunas abaixo, relacionadas à manifestações decorrentes de uma lesão encefálica. Em seguida assinale a alternativa correspondente à seqüência correta.
I. Série de contrações musculares rítmicas involuntárias induzidas pela distenção passiva súbita de um músculo ou tendão.
II. Aumento da resistência à movimentação passiva, independente da velocidade, mais proeminente nos grupos flexores dos membros superiores e membros inferiores.
III. Podem ser abalos simples ou seqüência complexas de movimentos coordenados que aparecem de maneira súbita e intermitente.
IV. Aumento da resistência à movimentação passiva, velocidade-dependente, que afeta predominantemente os grupos flexores dos membros superiores e os grupos extensores dos membros inferiores.
V. Hipercinesias não rítmicas, involuntárias, irregulares, sem finalidade e ao acaso.
( ) Espasticidade
( ) Tiques
( ) Rigidez
( ) Coréia
( ) Clônus
A) IV – III – II – I –V
B) II – III – IV – V – I
C) IV – III – II – V – I
D) II –I – IV – III – V
Esta é uma questão sobre definições. Acredito que não haja dificuldade em identificar as definições de Clônus, Espasticidade e Rigidez.
Uma curiosidade: O candidato que soubesse bem a fisiopatologia do primeiro neurônio acertaria esta questão, pois o primeiro item corresponde à definição de clônus e último item corresponde à definição de espasticidade (sempre velocidade-dependente, nunca se esqueçam disso!!!). Entre as alternativas a única sequência que inicia-se com IV (espapsticidade) e termina com I (clônus) é a alternativa C.
A lição que podemos aprender nesta questão é a de aprofundarmos nossos conhecimentos em definições menos estudadas pelos fisioterapeutas como as definições de tiques e de coréia.
3-Considerando que pacientes com disfunções neurológicas podem apresentar alteração de equilíbrio e risco de quedas, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa incorreta.
A) A identificação da posição do centro de gravidade em relação à base de sustentação requer uma combinação de informações visuais, somatossensoriais e auditivas.
B) A escala de equilíbrio de Berg avalia o desempenho do equilíbrio de forma funcional, com base em 14 itens comuns às atividades cotidianas.
C) Pacientes com comprometimento cognitivo apresentam risco significativo para quedas.
D) Uma queda pode ocorrer quando o sistema de controle postural do corpo falha ao detectar um deslocamento e não reposiciona o centro de massa sobre a base de suporte em tempo para prevenir uma perda do equilíbrio.
Embora o gabarito seja alterantiva A, eu discordo que as informações auditivas sejam determinantes na localização do centro de gravidade. Segundo um artigo de 2006, publicado na Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, a função auditiva está asssociada à vestibulopatia em idosos, mas não há relação causal presente. No entanto, não sou especialista em reabilitação vestibular e ficaria grato se alguém viesse a corrigir esta minha observação caso esteja errada.
Quanto à escala de Berg, conheça mais sobre ela no Portal Equilíbrio e Queda em Idosos, mas já adianto que a alternativa B está correta.
Não há relação entre o risco de quedas e o declínio cognitivo em idosos, existe uma dissertação de mestrado da USP que revê os fatores de risco para queda em idosos.
A questão D precisa de comentários?
GABARITO: Alternativa A (embora sob protestos)

4- Associe as colunas abaixo quanto ao nível de lesão medular e às suas repercussões na funcionalidade do indivíduo . em seguida, assinale a alternativa correspondente à seqüência correta.
I. Indivíduo independente nas atividades de vida diária , incluindo locomoção e transferência na cadeira de rodas e com possibilidade de ficar em pé com órteses.
II. Indivíduo que apresenta os músculos flexores do quadril e extensores de joelho preservados, capaz de realizar marcha co órtese para estabilização do tornozelo e auxílio-locomoção (andador ou bengala)
III. Indivíduo que apresenta os músculos flexores de quadril e toda musculatura dos membros superiores e tronco preservados, capaz de realizar marcha com órteses para estabilizar joelho e tornozelo e auxílio-locomoção (andador)
IV. Indivíduo que apresenta a musculatura dos membros superiores totalmente preservada, porém desprovido de musculatura de tronco, o que interfere no equilíbrio.
( ) L2
( ) L4
( ) T6
( ) T1
A) III – II – IV – I
B) II – III – I – IV
C) III – II – I – IV
D) IV – III – I – II

Deixo aqui uma tabela resumida sobre o potencial funcional em lesão medular completa. Vale a pena imprimir e deixar fixado no mural do ambulatório. Se eu for explicar cada nível, não saio daqui hoje. Mas um lembrete óbvio: Quanto mais baixa a lesão, mais independente o indivíduo. GABARITO: Alternativa C
5. Assinale a alternativa correta em relação às articulações sinoviais.
A) A membrana sinovial provê revestimento de baixa fricção, produz ácido hialurônico, participa do transporte de nutrientes para o espaço intrarticular e auxilia na manutenção da estabilidade articular.
B) O tecido sinovial tem limitada capacidade de regeneração, provavelmente associado ao baixo suprimento sanguíneo.
C) A reação natural à intensificação do processo inflamatório intrarticular é o aumento da concentração de ácido hialurônico.
D) Em uma articulção imobilizada, após o sofrimento do tecido por estresse, o processo de reparação é preenchido por tecido conjuntivo rico em cartilagem.

Para avaliar a alternativa A, leia o texto sobre o sistema articular do site do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Este site revê os principais aspectos morfológicos a anatômicos das articulações sinoviais e creio que esclarecerá qualquer dúvida em relação a alternativa A.
Em relação à alternativa B, esta é incorreta pois a membrana sinovial é estrutura anatômica distinta e separada da cápsula fibrosa. Sua camada interna é formada por células com rico suprimento sanguíneo. Esses vasos, após atravessar a cápsula, formam uma rede em íntimo contato com as células sinoviais. A partir daí, produz-se o líquido sinovial, que é um ultrafiltrado do plasma sanguíneo. Referência: artrite séptica do quadril - artigo da RBO
A alternativa C também é incorreta pois quando um processo inflamatório-infeccioso afeta a articulação, o equilíbrio e funcionamento da membrana sinovial sofrem alterações, promovendo aumento do líquido, diminuição da densidade (Ops, olha a resposta aí!) e interferência com a atividade fisiológica da articulação, promovendo a degradação do ácido hialurônico pela hialuronidase.
Putz, se a alternativa D fosse verdadeira, todos os pacientes com lesão do LCA iriam evoluir pra anquilose!!!!
GABARITO: Alternativa A
6- A crioterapia pode ser um recurso terapêutico importante no tratamento de disfunções do sistema osteomioarticular. Assinale a alternativa correta.
A) A interposição de toalhas (secas ou úmidas) e bandagem elástica, entre a compressa de gelo triturado e a pele, não interfere nos efeitos da crioterapia.
B) Uma das teorias que melhor explica os benefícios da crioterapia sobre o processo inflamatório é a redução das lesões secundária por hipóxia.
C) O uso de compressas de gel congelado, sobre a pele, diminui o risco de ulceração pelo frio, em comparação com as compressas de gelo triturado, considerando-se um mesmo tempo de aplicação.
D) O frio reduz a corrente da membrana nervosa, ampliando os períodos refratários após estímulo, reduzindo a duração do potencial de ação e aumentando a velocidade de transmissão do impulso.

Alternativa A é incorreta, ora, se você coloca uma interface entre a pele e o gelo, é óbvio que vai influenciar a retirada de calor do local que está sendo tratado.
A alternativa B está correta, este é um mecanismo proposto para justificar os efeitos benéficos da crio.
Quanto a alternativa C, Nunca ouvi falar dessa relação.
O uso do gelo reduz a condução do impulso nervoso e não o aumento da velocidade de transmissão. Portanto a alternativa D é falsa.
GABARITO: Alternativa B
7- Com relação às propriedades do músculo esquelético, é correto afirmar:
A) Irritabilidade é a capacidade do músculo responder a uma estimulação
B) A média de contratilidade, para todos os músculos, é de cerca de 30% do comprimento de repouso.
C) A extensibilidade do músculo é determinada pelo tecido fibroso encontrado no perimísio e epimísio que o cerca.
D) Elasticidade é a capacidade do músculo alongar-se além do comprimento de repouso.

Irritabilidade (também denominada excitabilidade ou responsividade) é a capacidade que permite a uma célula responder a estímulos. Portanto a alternativa A está correta.
Quanto a questão B, não encontrei referência, mas creio que uma contratilidade de apenas 30% do comprimento de repouso é muito pouco.
A extensibilidade está relacionada aos sarcômeros, portanto alternativa C está errada.
Elasticidade é a propriedade de poder ser distendido. Portanto alternativa D está errada.GABARITO: Alternativa A
8- Uma paciente com 12 anos de idade apresenta escoliose idiopática tóraco-lombar destro-convexa, co ápice na 10ª vértebra torácica e ângulo de Cobb de 40º. Está em uso de colete de Boston. Na avaliação fisioterápica, é observado que o colete não está adequado. Assinale a alternativa que apresenta justificativa para a inadequação do colete.
A) A almofada de correção está posicionada uma vértebra abaixo do ápice da curva.
B) A almofada de correção está posicionada no mesmo lado da concavidade da curva
C) O alívio, ou janela, está posicionado do lado oposto ao da convexidade da escoliose.
D) O colete está limitando a flexão de quadril acima de 90º

GABARITO: Alternativa B Fico devendo o comentário, vou consultar alguém mque entenda de coletes

9- Em pacientes com fascite plantar o principal sintoma é a dor no local de origem da fáscia. Assinale a alternativa correta quanto ao tipo de palmilha mais indicada para estes pacientes:
A) Palmilha o barra retrocapital e apoio para o arco longitudinal medial.
B) Palmilha com elevação da borda lateral e coxim para a absorção de choque no calcanhar
C) Palmilha com elevação da borda lateral e barra retrocapital
D) Palmilha com apoio do arco longitudinal medial e coxim para a absorção de choque no calcanhar.

Este é um assunto complicado. Confesso que nunca me preocupei em estudar a fundo tipos de plamilhas e adaptações de calçados. Pesquisei a resposta no livro Braddom: Handbook of physical medicine & rehabilitation. No capítulo sobre órteses de membros inferiores encontrei a seguinte citação sobre dores causadas por fascite plantar:"Fascite plantar tamb´´em é comum em pacientes com arcos plantares altos. Nestes pacientes, o arco longitudinal medial sofre estresse durante a descarga de peso. Esta condição pode ser tratada com um suporte para elevação do arco ou um apoio de calcanhar que ajude na distribuição da pressão ao longo do arco longitudinal medial." Assim, de acordo com estas~informações, justifica-se a alternativa D.
GABARITO: Alternativa D

10- Assinale a alternativa correta quanto aos princípios que devem ser observados para a confecção e adequação de uma órtese.
A) Uma órtese tornozelo-pé moldada em 10º de dorsiflexão, com apoio plantígrado , irá gerar um momento extensor externo sobre a articulação do joelho durante a marcha.
B) Em articulações normais uma carga axial é criada pela ação da gravidade que se soma à massa corporal e à força de reação ao solo.
C) O sistema de força de três pontos de aplicação é composto por dois vetores de mesmo sentido e direção oposta e outro vetor localizado entre os dois primeiros, porém com sentido oposto.
D) No momento do contato do calcanhar, durante a marcha normal, a força de reação ao solo passa por trás do tornozelo. GABARITO: Alternativa D Mais uma vez ficarei devendo

Prova do concurso da Sec. Est. de Saúde e Defesa Civil


31. A inclinação da curva pressão-volume, ou a alteração de volume por unidade de alteração de pressão é conhecido como:
A) Difusão
B) Resistência
C) Complacência
D) Elastância
E) Ventilação
A complacência é a distensibilidade dos pulmões, da parede torácica e do sistema respiratório. Descreve a relação entre um dado volume e um gradiente de pressão necessário para produzir essa mudança de volume, sendo calculada usando a seguinte equação: Complacência = Variação do Volume/ Variação da Pressão, sendo expressa em cm de H2O.
Gabarito: Alternativa C
Para saber mais sobre cálculo da resistência, ventilação e elastância, sugiro a leitura dos links abaixo.




32. Pacientes com lesão da medula espinal variam quanto à função respiratória, em decorrência do grau de déficit neurológico. Para pacientes com déficit significativo, a reabilitação respiratória é um determinante importante na obtenção do seu nível funcional máximo. Nesses pacientes, a diminuição da ventilação ocorre como resultado da “diminuição da força”, “diminuição da mobilidade torácica”, e “higiene brônquica inadequada”, por comprometimento do diafragma e músculos acessórios. Em relação ao diafragma, sabe-se que é um músculo em forma de abóbada, que se origina na face dorsal do processo xifóide, últimas seis costelas e corpos e processos transversos das vértebras lombares superiores, sendo inervado pelas raízes nervosas de:
A) C1 a C3
B) C2 a C6
C) C2 a C5
D) C3 a C6
E) C3 a C5
De C3, C4 e C5 originam-se ramos que se unem para formar o frênico, que inerva o diafragma. O ramo de C5 é uma contribuição acessória, pois este nervo pertence ao plexo braquial.
Gabarito: Alternativa E



33. Observe a figura abaixo.A figura mostra o registro do espirômetro obtido quando um indivíduo inspira maximamente, e a seguir exala tão forte e completamente quanto ele seja capaz de fazê-lo.De acordo com os dados apresentados, correlacione os parâmetros espirométricos listados na coluna da esquerda com seus respectivos significados e/ou diagnósticos funcionais, apresentados na coluna da direita.
1-Volume expiratório forçado (VEF1.0)
2-Capacidade vital forçada (CVF)
3-Volume expiratório forçado (VEF1.0) e Capacidade vital forçada (CVF) reduzidos
4-Volume expiratório forçado (VEF1.0) muito mais reduzido do que a Capacidade vital forçada (CVF), causando um baixo VEF1.0/CVF%.

( ) Doenças obstrutivas
( ) Doenças restritivas
( )Volume exalado no primeiro segundo
( ) Volume total exalado na expiração

A seqüência correta é:
A)3-4-2-1
B)4-3-2-1
C)3-4-1-2
D)4-3-1-2
E) 1-2-4-3

Essa é basicamente uma questão de decoreba. A figura apresentada foi retirada do livro Fisiologia Respiratória Moderna , autor: John B West, capítulo 10 – Testes de Função Pulmonar. Segue abaixo um trecho deste capítulo:
O volume exalado no primeiro segundo é chamado volume expiratório forçado ou VEF1.0, e o volume total exalado é a Capacidade Vital Forçada ou CVF. Normalmente a VEF1.0 corresponde a cerca de 80% da CVF. Na doença, dois padrões gerais podem ser identificados. Em doenças restritivas, tanto o VEF1.0 quanto a CVF estão reduzidos, mas caracteristicamente a relação VEF1.0 / CVF % está normal ou aumentada. Em doenças obstrutivas, o VEF1.0 está muito mais reduzido do que a CVF , dando uma baixa relação VEF1.0 / CVF %.
Assim, agora a correlação ficou fácil né?
Gabarito: Alternativa D
Na coluna ao lado, tem um link para download deste livro em espanhol.





34. Leia o texto abaixo.Os alvéolos consistem em pequenas evaginações dos bronquíolos respiratórios, ductos e sacos alveolares. Como alvéolos adjacentes dividem uma parede comum, seus formatos e suas dimensões variam de acordo com o arranjo dos alvéolos adjacentes e o volume do pulmão. O fenômeno no qual um aumento de volume em um alvéolo tende a aumentar o volume nos alvéolos adjacentes, é chamado ____________. Um mecanoismo semelhante aumenta o diâmetro do lúmen das vias aéreas distais que estão cercadas e limitadas pelos alvéolos. Além disso, os alvéolos adjacentes comunicam-se entre si através dos canais chamados __________ e com bronquíolos entre si através dos_____________
A seqüência correta que complementa corretamente as lacunas é:
A) Interdependência – canais de Lambert – poros de Kohn
B) transdução - canais de Lambert – poros de Kohn
C) Interdependência – poros de Kohn – canais de Lambert
D) translocação – canais de Lambert – poros de Kohn
E) translocação – poros de Kohn – canais de Lambert



O enunciado desta questão induz ao erro ao relatar que “os alvéolos adjacentes comunicam-se entre si através dos canais” na verdade, comunicam-se por poros.
Vamos começar cm algumas considerações sobre a interdependência alveolar. A interdependência é um mecanismo que contribui para a estabilidade dos alvéolos. Todos os alvéolos, exceto aqueles localizados na periferia pulmonar adjacentes à pleura, são rodeados por outros alvéolos. Neste tipo de esrutura, qualquer tendência de um grupo de alvéolos de se colapsar ou expandir relativo aos outros alvéolos em volta sofrerá oposição. Por exemplo, se um grupo de alvéolos tiver uma tendência ase colapsar, grandes forças expansoras agirão sobre eles, pelo fato do parênquima circunjacente ser expandido.
Este suporte oferecido às unidades pulmonares por aquelas que a rodeiam é denominado interdependência.
Quanto aos poros de Kohn e os canais de Lambert, uma forma fácil de memorizar sua estrutura basta lembrar que os alvéolos estão tão próximos um do outro que não há espaço para se colocar um canal (e nem necessidade), pois estão tão próximos que basta um poro para eles se comunicarem. Mas se o alvéolo precisar se comunicar com um bronquíolo (que está mais longe) aí sim vc usa um canal. Sacou?
Gabarito: Alternativa C



35. A pressão positiva ao final da expiração (PEEP) é um recurso freqüentemente usado durante a ventilação mecânica invasiva. Contudo deve-se ter atenção em relação ao uso indiscriminado da PEEP, pois ela altera diretamente a relação V/Q por atuar no aumento do espaço morto fisiológico proporcionando:
A) elevação da pressão média intratorácica, diminuindo a ventilação alveolar efetiva.
B) manutenção da pressão média intratorácica, aumentando a ventilação alveolar efetiva.
C) manutenção da pressão média intratorácica, diminuindo a ventilação alveolar efetiva.
D) elevação da pressão média intratorácica, aumentando a ventilação alveolar efetiva.
E) diminuição da ventilação alveolar efetiva, diminuindo a ventilação alveolar efetiva.
Esta questão, apesar do enunciado rebuscado, exige do candidato conhecimentos básicos sobre os efeitos fisiológicos da PEEP. Ao final de uma expiração normal, a pressão alveolar iguala-se à do ambiente externo. Ora, se ao final da expiração eu imponho uma pressão positiva (e este é o objetivo da PEEP), então nesta nova condição, a pressão alveolar é superior à do ambiente. Considerando o tórax como um compartimento fechado, nesta nova condição, o aumento da pressão alveolar influencia a pressão intratorácica aumentando-a
Gabarito: Alternativa D
Sugiro a leitura do texto sobre PEEP neste link



36. Relacione os modos ventilatórios listados na coluna da esquerda com seus respectivos efeitos/objetivos, apresentados na coluna da direita.
1- VAPS
2- PSV
3- PRVC
4- PAV
( )modo ventilatório de controle dual, que é capaz de modificar os padrões de fluxo dos ciclos assistidos e controlados.
( ) combina as vantagens de um fluxo inspiratório desacelerado do modo controlado à pressão com predeterminação do volume corrente.
( ) ciclado a fluxo, em que a pressão inspiratória predeterminada é mantida constante até que o fluxo inspiratório caia em torno de 25% do valor máximo alcançado no início da inspiração.
( ) modo ventilatório espontâneo, desenvolvido para melhorar a interação paciente/ventilador através da oferta de fluxo e pressão inspiratória de maneira proporcional ao esforço instantâneo do paciente.
A sequência correta é:
A) 4-3-2-1
B) 1-3-2-4
C) 4-2-1-3
D) 3-1-4-2
E) 1-2-3-4
Se eu for explicar cada um dos modos ventilatórios desta questão, eu não saio daqui hoje. De qulquer modo, é uma questão que exige que o candidato conheça ao menos por alto os modos ventilatórios.
Gabarito: Alternativa B



Link: III concenso brasileiro de ventilação mecânica



37. O desmame ventilatório é o processo transitório entre o suporte da ventilação mecânica artificial e a respiração espontânea, que pode ser realizado de maneira súbita ou gradual. Sabe-se que o fisioterapeuta é um profissional que constitui a equipe no auxílio ao paciente em desmame. Vários critérios são considerados essenciais para o sucesso do desmame ventilatório, que consiste em tentar relacionar parâmetros importantes, a fim de chegar cada vez mais próximo à certeza de um desmame com sucesso. Dentre eles pode-se citar o índice Fracional do Ciclo Respiratório (IFCR). A alternativa que apresenta a correta relação entre IFCR e sua respectiva fórmula é:
A) Os conceitos de demanda/capacidade ventilatória relacionando a intensidade e duração da contração muscular – Ti / Ttot.
B) A eficácia da mecânica respiratória através da razão entre o tempo inspiratório e o tempo total do ciclo respiratório – Ti / Ttot.
C)A relação entre a freqüência respiratória espontânea e o volume corrente espontâneo – Fr/Vc.
D) Os conceitos de demanda/capacidade ventilatória relacionando a intensidade e duração da contração muscular – Fr/Vc.
E) a eficácia da mecânica respiratória através da razão entre o tempo inspiratório e o tempo total do ciclo respiratório – Fr/Vc.
Devo ser sincero, nunca ouvi falar desse tal índice Fracional do Ciclo Respiratório.
Uma pesquisa no Google sobre Tins/Ttot revelou que este índice existe (não é reconhecido pelo pomposo nome de IFCR) e é utilizado no desmame. Entretanto, o índice de respiração superficial ou índice de Tobin (FR/VC), que avalia o endurance diafragmático, também é bem conhecido. Assim excluem-se as alternativas C,D e E
Quanto à alternativa A, eu diria que a relação demanda/capacidade ventilatória estão mais relacionados à fórmula FR/VC, portanto eu a consideraria errada (infelizmente eu não tenho uma explicação melhor, mas quem quiser complementar sinta-se à vontade para deixar um comentário)
Gabarito: Alternativa B
Link: Sugiro a leitura destes índices



38. Dentre as técnicas de desobstrução brônquica, a que vem sendo estudada na Europa e Oceania desde 1980, como importante recurso deste tratamento, e que consiste na aplicação terapêutica e periódica ou intermitente de resistor de limiar pressórico do tipo gravitacional à fase expiratória do paciente, chama-se:
A) pressão positiva contínua nas vias aéreas.
B) respiração com pressão positiva intermitente.
C) ventilação com pressão positiva intermitente.
D) oscilação oral de alta freqüência.
E) espirometria de incentivo.

Para responder a esta questão, o candidato tem de inicialmente saber o que é um “resistor de limiar pressórico do tipo gravitacional”. Este resistor nada mais é do que o bom e velho flutter. Tudo bem, sei que flutter é o nome comercial do aparelho, mas em minha defesa devo dizer que todo mundo manda “xerocar” um livro e usa gillete no barbeador. Mas voltando ao assunto: Quando um paciente usa o flutter, ele está na verdade realizando uma manobra de oscilação oral de alta freqüência. Para saber mais tem um excelente artigo no link abaixo.
Gabarito: Alternativa D

Link: Oscilação de alta freqüência

39. Paciente J.A.S, masculino, 68 anos, raça branca, altura 1,68, peso 73kg, deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva com quadro de insufciência respiratória aguda, sendo prontamente intubado com tubo orotraqueal 7.5mm com cuff (20 cmH2O) e adaptado à ventilação mecânica invasiva em modo VCV com os seguintes parâmetros:
FR ajustada no VM = 18 irpm
Sensibilidade = 1 cmH2O
FiO2 = 100%
Vc = 460 ml
Fluxo inspiratório = 46 Lpm com onde decrescente
P.pico = 30 cm H2O
P. platô = 20 cm H2O
PEEP= 5 cm H2O.
Entretanto, após 3 horas de ventilação mecânica, um escape de ar ao redor do tubo endotraqueal é observado pelo fisioterapeuta. Ele observa que aproximadamente 35 cm H2O de pressão são necessários para insuflar o balonete e vedar o escape de ar (fuga aérea). A ação recomenda nesse caso é:
A) aumentar a pressão do cuff de 20 cm H2Opara 35 cm H2O.
B) tentar compensar a fuga aérea com aumento do volume corrente
C) indicar traqueostomia à equipe médica
D)trocar o modo ventilatório por pressão controlada
E)solicitar a troca do tubo orotraqueal por um de diâmetro maior
A pressão de perfusão da mucosa traqueal situa-se entre 30 e 40mmHg. Pressões superiores a estas aumentam a incidência de lesão traqueal. É recomendado que a pressão do balonete situe-se entre 25 e 34 mmHg
link: artigo



40. Evidenciam-se, na prática diária, efeitos desejáveis e indesejáveis quando se aplica qualquer forma de PSV. De acordo com vários autores, níveis de PSV acima de 10 cm H2O podem otimizar a função respiratória. A aplicação da técnica de bilevel traduz um compromisso clínico sistemático com ajuste de 2 níveis de pressão, denominada IPAP e EPAP. Sabe-se também que o valor final da PSV nesses sistemas de terapia é a diferença pressórica entre os níveis de IPAP e EPAP. Nesse contexto considere os itens abaixo.
1- aumento do Vc
2- diminuição do Vc
3- diminuição do trabalho respiratório
4- aumento do trabalho respiratório
5- aumento da PaO2
6- aumento da SaO2
7- melhora da complacência pulmonar
Um paciente está recebendo suporte não invasivo através do sistema bilevel, cujo equilíbrio o fisioterapeuta ajustou com um IPAR de 24 cm H2O e um EPAR de 16cm H2OOs efeitos produzidos especificamente pelo valor ajustado para EPAR encontram-se nos itens:
A) 4-5-6-7
B) 3-4-5-6
C) 2-3-5-6
D) 2-4-5-7
E) 1-3-4-5